Ortodontia
ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
É a especialidade da odontologia que cuida, da prevenção e da garantia da saúde bucal do paciente, para mastigar e deglutir com eficiência é fundamental também o correto alinhamento dos dentes superiores e inferiores além do bom engrenamento entre si.
A boa adaptação das arcadas dentárias melhora a respiração e a dicção, previne distúrbios nas articulações, proporcionam uma estética agradável e ainda auxilia na prevenção de cáries, gengivite e doenças periodontais, ajudando a manter a saúde bucal.
É esse o foco da Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares, Preventiva e Interceptativa, para avaliar o posicionamento dos dentes e definir a melhor forma da correção, e junto com documentação ortodôntica promover um planejamento para a boa acomodação dos futuros dentes permanentes.
A época mais oportuna para uma avaliação com o especialistas em Ortodontia Corretiva e Ortopedia Funcional dos Maxilares Preventiva e Interceptativa é no início da troca dos dentes de leite pelos permanentes. Neste momento pode ser indicado um tratamento Ortopédico Preventivo ou Interceptativo (removíveis ou fixos) evitando um problema mais complexo quando a troca dos dentes estiver completa. O tratamento Ortodôntico Corretivo é realizado nos dentes permanentes com aparelhos fixos e não há idade limite para a correção.
ORTODONTIA PARA ADULTOS
O TRATAMENTO DE ORTODONTIA CORRETIVA PARA ADULTOS TRAZ OS MESMOS RESULTADOS QUE NOS JOVENS?
A correção Ortodôntica para adultos são menos abrangentes que nos jovens, já que nestes contamos com o crescimento dos ossos e adaptação dos músculos da face. Porém os resultados são muito satisfatórios nos adultos, mesmo porque não tem idade limite para o tratamentos ortodônticos, deve-se ficar atento ao planejamento, indicação e eleição correta dos aparelhos e técnicas que serão utilizadas, sendo assim o resultado é fantástico.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO TRATAMENTO DE ORTODONTIA CORRETIVA PARA ADULTOS?
É um tratamento mais cuidadoso. Isso hoje em dia, é possível graças aos recentes avanços da Ortodontia e da tecnologia, que empregam fios super elásticos e ativados com a temperatura do corpo, para produzir movimentações suaves, indolores e num tempo menor de tratamento, são os braquetes autoligáveis, mesmo porque os adultos necessitam de um tratamento mais rápido e com menos visitas ao ortodontista, no máximo 18 meses de tratamento.
OS PACIENTES COM DOENÇAS GENGIVAIS TAMBÉM PODEM SER TRATADOS COM ORTODONTIA CORRETIVA PARA ADULTOS?
Enquanto a doença periodontal estiver ativa (presença de inflamação) o tratamento Ortodôntico é contra indicado. Após a estabilização do problema, o Ortodontista deve proceder a cuidadosa avaliação para mensurar a extensão dos danos provocados e indicar o tipo de aparelho que mais se ajuste ao caso. Os braquetes autoligáveis são uma exelente opção para estes casos em específicos.
COMO A ORTODONTIA CORRETIVA EM ADULTOS PODE COLABORAR NOS TRATAMENTOS CLÍNICOS?
Alguns pacientes apresentam problemas complexos que requerem terapia restauradoras, endodônticas, protéticas e/ou periodontais, em conjunto com a prática Ortodôntica. Casos de dentes inclinados ou extraídos devido a perda precoce de seus vizinhos ou antagonistas, dentes incluso parcial ou totalmente, assim como dentes girados, podem comprometer seriamente o tratamento clínico. Para a solução desses problemas, o Ortodontista emprega aparelhos fixos totais (colocados em todo arco dental) ou parciais (instalado apenas em alguns dentes) para proceder a pequenos movimentos dentais e, com isso, permitir o sucesso do tratamento integrado.
QUAIS OS TIPOS DE APARELHOS INDICADOS PARA O TRATAMENTO DE ORTODONTIA CORRETIVA PARA ADULTOS, OS FIXO OU REMOVÍVEIS?
Os removíveis como o Invisaling, necessitam da colaboração do paciente na utilização, porém são muito indicados em casos que envolvem a estética do paciente. Contudo, é necessário um dispositivo que promova o ajuste preciso da posição dos dentes, tanto os removíveis como os fixos nos proporcionam este resultado, os aparelhos fixos são mais indicados, pôr serem mais eficientes porque não dependem da colaboração do paciente.
QUAL SERIA A OPÇÃO MAIS ESTÉTICA PARA OS APARELHOS FIXOS?
Os aparelhos de cerâmica como principal constituintes dos aparelhos fixos estéticos, já que esse material resiste melhor as forças produzidas pelo fio e são mais resistentes as manchas. Hoje, os pacientes adultos podem contar com dispositivos ortodônticos bastante eficientes e quase invisíveis. Do ponto de vista mecânico, as peças de cerâmica que possuem uma canaleta metálica no centro são as mais indicadas, pois diminuem o atrito do fio com o aparelho, reduzindo a duração do tratamento. A melhor opção são as peças estéticas que não necessitam das “borrachinhas” porque são essas que mancham e deixam os aparelhos estéticos com aspecto de manchado. A melhor opção são os aparelhos estéticos autoligados, menor tempo de tratamento.
BRACKET METÁLICO
Fabricado com o aço, mais resistente, confortável e alta performance. Necessitam de borrachinhas.
BRACKETS CERÂMICOS AUTOLIGADOS
Durável, bracket de cerâmica translúcida, possibilidade de tratamento com menos consultas, intervalos maiores entre as consultas, potencial para um tratamento mais curto, mais liso e com cantos arredondados, autoligado sem “borrachinhas” que atraem placa, desenho aberto que ajuda a manter boa higiene e projetado para mover os dentes mais rapidamente.
BRACKETS LINGUAL
Hoje, o aparelho lingual vem se afirmando como principal solução de ortodontia invisível, pelo facto de oferecer excelentes resultados só antes alcançados com a ortodontia tradicional. Para muitas pessoas, a preocupação com a estética durante o tratamento ortodôntico é um elemento fundamental a ter em conta, sempre que, seja por razões profissionais ou de simples comodidade e discrição, o paciente não se sente bem com a utilização de um aparelho metálico.
Incognito:
É o único aparelho lingual 100% personalizado de acordo com a forma de cada dentição e que atende às necessidades individuais de cada paciente. O sistema Incognito é uma alternativa moderna e discreta ao aparelho metálico convencional:
- Invisível, ninguém saberá que está a usar aparelho dentário;
- Indicado praticamente para qualquer caso de malposição dos dentes;
- Concebido em ouro, para uma maior precisão e sem riscos de alergia;
- Para utilização em qualquer idade;
- Aparelho integralmente personalizado para cada paciente;
- Espessura reduzida – maior conforto e quase nenhuma interferência na fala;
- Sem risco de descalcificação e manchas das superfícies externas dos dentes.
O sistema Incognito é usado exclusivamente por Médicos Dentistas certificados, facto que assegura um tratamento de boa qualidade de forma a obter os resultados pretendidos pelo Ortodontista e pelo paciente.
SE OS PAIS POSSUEM MÁ POSIÇÃO DOS DENTES, O MESMO PODE OCORRER COM OS FILHOS?
Sim, apesar de o problema genético ser um dos fatores do aparecimento da má oclusão nos filhos, outros fatores podem levar a má oclusão, sucção prolongada de dedo ou chupeta, deglutição atípica e anomalias dentais.
É NECESSÁRIO EXTRAIR DENTES PERMANENTES?
Na minoria dos casos se faz necessário a extração, nos casos onda há muita falta de espaços para a acomodação de todos os dentes no arco. O resultado deve ser um perfil harmonioso, agradável, com lábios contactados, sem esforço muscular e perfeita harmonia dentária. Porém deve ser muito bem avaliado este procedimento, atualmente se têm muitas alternativas para evitar as extraçãoes. Podemos optar pela extração dos dentes do siso os terceiros molares, é uma inovação nos tratamentos ortodônticos.
EXISTE A POSSIBILIDADE DE OS DENTES RETORNAREM À POSIÇÃO NORMAL APÓS O TRATAMENTO ORTODÔNTICO CORRETIVO?
À posição original, não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e as alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento, de perfeita execução da técnica ortôdontica, bem como da utilização correta dos aparelhos de contenção, pós tratamento ortodôntico até a alta total do tratamento.
Síndrome do Respirador Bucal ou da Face Longa esta diretamente relacionada com o Tratamento Ortodôntico Corretivo, Interceptativo e Preventivo
A face se desenvolve pôr, estímulos musculares, respiração e mastigação. Os tipos de respiração definem a postura da face, língua e lábios.
Respiração bucal é uma forma errada, causa diminuição da capacidade respiratória e desenvolvimento da face, deve-se observar a presença de rinites alérgicas, adenóides e bronquites, e encaminhar para o especialista Otorrinolaringologista. Estas podem levar ao desenvolvimento do céu da boca em forma de “Teto de Igreja”, resultando em uma mordida contrária (cruzada), onde a arcada superior encaixa-se por dentro da inferior, sendo que o correto é ao contrário. Os pais devem ficar atentos as seguintes características em seus filhos, pra procurarem ajuda o mais rápido e corretamente.
-Dormen de boca aberta, babam no travesseiro e roncam
-Quando jogam games, tv e internet ficam de boca aberta caída (entre aberta)
-Comem de boca aberta
-Preferência por alimentos pastosos, não mastigam por muito tempo os alimentos
-Dificuldade de concentração
-Irritabilidade
-Queda no rendimento escolar
-Baixa aptidão esportiva
-Face alongada e entristecida
-Olhos caídos e olheiras profundas
-Lábios entre abertos, flácidos e ressecados
-Alteração da postura corporal (ombros caídos)
Pois esse conjunto de características ou parte dele, pode indicar um quadro de Desequilíbrio Respiratório.
A respiração é uma das funções vitais do nosso organismo, o seu desequilíbrio causam alterações em vários órgãos e sistemas complexos.
O ar deve entrar pelo nariz , ser aquecido e filtrado, evitando infecções na garganta e, estimulando o desenvolvimento normal das arcadas dentárias, quando a entrada do ar é obstruída, o desenvolvimento das arcadas e da face ficam prejudicados e podem faltar espaços para os dentes.
A Ortodontia Corretiva e a Ortopedia Funcional dos Maxilares Preventiva e Interceptativa (Especialidades que cuidam do posicionamento dental, das bases ósseas, harmonia e crescimento facial) diagnosticam, tratam as deformidades e encaminham quando necessário para o Otorrinolaringologista e para a Fonoaudióloga, pois o tratamento desta síndrome na maioria das vezes é multidiciplinar.
Existem fatores que contribuem para o surgimento da respiração bucal:
-Sucção de dedo ou chupeta
-Adenóides e ou amígdalas aumentadas (carne esponjosa)
-Desvio de septo
-Rinites, sinusites e bronquites
Os problemas respiratórios, as alterações nas arcadas, na face, o céu da boca alto, perfil dentuço ou bicudo, como a face longa e estreita, problemas de fala, apelidos constrangedores, devem ser solucionados.
É indicado procurar ajuda ainda na dentição de leite, quanto antes melhor o sucesso do tratamento, o desenvolvimento e a felicidade da criança.
O objetivo é restabelecer um padrão de crescimento normal, expandindo o céu da boca e ajudando a desobstrução das vias aéreas, arredondando as arcadas, devolvendo a harmonia da face, dentes e lábios. Pois sorriso é reflexo da felicidade.
A INOVAÇÃO EM TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS BRACKETS AUTOLIGADO
Invisalign
Invisalign utiliza jogos de alinhadores sequenciais, feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir o sorriso que você deseja.
- Você retira os alinhadores para comer, escovar os dentes e passar fio dental.
- Sem fios ou metais que irritam a sua boca.
- A troca dos alinhadores é feita a cada duas semanas.
- Seus dentes se movem pouco a pouco.
- O controle de todo o processo é feito por um ortodontista credenciado.
- Os resultados aparecem entre 6 meses e 1 ano.
- Invisalign não interfere no seu estilo de vida.
- A maioria das pessoas nem vai notar que você está em tratamento.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE APARELHO?
Os aparelhos são divididos em dois grupos: os Fixos e o Removíveis. Os aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância adesiva, são compostos pôr bráquetes (metálicos, plásticos, cerâmicos e safira). Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente. Já os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).
QUANTO TEMPO DEMORA EM MÉDIA O TRATAMENTO?
É difícil de se prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e a colaboração do paciente. Um tempo médio é de vinte quatro a trinta meses de tratamento nos aparelhos convencionais, porém atualmente temos aparelhos que nos possibilitam concluir os tratamentos em 12 meses, são os braquetes autoligáveis. O ortodontista com a documentação ortodôntica, realiza o planejamento e tempo de tratamento necessário para cada caso.
É DOLORIDO?
No início causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após esta fase existirá algum desconforto para o paciente cerca de 24 à 48hs após os ajustes praticados pelo ortodontista.
ALTA PERFORMANCE E TECNOLOGIA
EFICIÊNCIA E ESTÉTICA
Agora você tem uma nova e melhor escolha para o seu tratamento ortodôntico. São os Brackets Autoligados Passivos (peças fixas utilizadas nos dentes para a correção dentária) são produzidos com a tecnologia mais avançada, assim, eles trabalham mais rápido e proporcionam uma melhor estética num tempo menor de tratamento.
A tecnologia de brackets autoligados elimina a necessidade do uso das “borrachinhas” utilizadas para manter os fios dos aparelhos, a ausência das “borrachinhas” proporciona uma limpeza mais fácil do aparelho e eliminando as manchas causadas pelos elásticos, que retém resíduos de alimentos. Diminui a necessidade de extrações por falta de espaços, não necessita da utilização de aparelhos extras, utilizados em tratamentos convencionais.
Ajuda os dentes a se moverem mais rápido para o posição desejada, foi desenvolvido com potencial para um tratamento mais curto realizado com menos visitas ao ortodontista os intervalos são maiores, e o tempo total de tratamento também é reduzido. Isso é resultado de uma tecnologia avançada dos fios e peças com clipes programados que mantém o fios, e ajudam no controle das forças.
A disponibilidade na versão metálica, para pacientes que a estética não esta envolvida, porém os que necessitam de algo mais discreto tem a versão cerâmica, de alta tecnologia e estilo, durável, translúcido e são menos visíveis que os aparelhos metálicos, com desing avançado, superfície lisa e são arredondados para o maior conforto.
É o aparelho que reúne a maior eficiência e estética na evolução da ortodontia. Projetado para mover os dentes mais rapidamente e com menos desconfortos. E, quando chegar a hora de tirar o seu aparelho de Brackets Autoligados ,tudo que permanecerá é o seu novo e lindo sorriso, sem manchas, mais rápido e eficaz.
E os sorrisos mais bonitos aparecem naturalmente. Escolha um tratamento eficiente e eficaz, durável, brackets de cerâmica translúcida, possibilidade de tratamento com menos consultas.
In-Ovantion C